Emater/RS – ASCAR e Augustin realizam Tarde de Campo sobre soja e máquinas agrícolas em Chapada

Cerca de 90 agricultores, dos municípios do Chapada, Barra Funda, Sarandi e Novo Barreiro participaram nessa quarta-feira (08/02) de uma tarde de campo com diversos assuntos relacionados à lavoura de soja. Organizado pela Emater/RS-Ascar e pela Augustin, Massey Ferguson - o evento foi realizado na propriedade de Adilson e Marisa Hanauer, no Distrito de Tesouras. Na ocasião foram quatro momentos ministrados por integrantes da Emater/RS-Ascar, da Augustin e da FMC Agrícola. No primeiro deles foram tratados do Manejo Integrado de Pragas, Doenças, Plantas Daninhas e perdas na colheita da cultura da soja. No segundo espaço foi destacado o manejo do solo, com ênfase conservação, adubação e calagem com base no laudo do solo e o momento ideal para aplicação dos fertilizantes. No terceiro momento, o tema foi o controle de percevejos, o posicionamento de fungicidas para o controle de doenças e bioestimulante para cultura da soja. No último espaço demonstrativo foi apresentada a regulagem de máquinas agrícolas, com ênfase em semeadora.

Para a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar de Chapada, Joana Graciela Hanauer, o evento é importante por possibilitar um momento de tirar dúvidas sobre a correta regulagem dos maquinários e apresentar aos agricultores alternativas de manejo na cultura da soja, visando o aumento da produtividade e a redução de perdas e custos. Essa é uma parceria que foi firmada entre a Emater e a Massey Ferguson no programa chamado “Lavoura de Resultado”, com monitoramento e manejo integrado nas Unidades de Referência Tecnológica de vários municípios gaúchos, no nosso Regional Frederico Westphalen são sete unidades de monitoramento. Mais eventos como esse ocorrerão pelo Estado nas próximas semanas, afirmou Joana. O evento contou ainda com a presença de várias autoridades do município de região.

IMG 20170208 141047127

Fonte: EMATER/RS - ASCAR