Formação Continuada para monitores, diretores e Secretaria de Educação

Na manhã do dia 01/12/18, aconteceu o encerramento da FORMAÇÃO CONTINUADA para monitores que atuam nos berçários e maternais das Escolas de Educação Infantil coordenadores, diretoras e equipe da Secretaria Municipal de Educação de Chapada.

Nossos pequenos, que muitas vezes ainda não aprenderam a falar, nos mostram a direção a seguir por meio de gestos, balbucios, sorrisos, danças, choros e palmas. Precisamos ter uma escuta atenta e cuidadosa para conhecê-los, estabelecer vínculos e interpretar essas manifestações. Só assim podemos pensar em estratégias que favorecem a interação entre as crianças, entre a criança e o adulto e entre a criança e o meio, a fim de proporcionar vivências significativas que envolvam a exploração de todos os sentidos e que se transformam em verdadeiros momentos de aprendizagens. Também é necessária muita atenção e reflexão para promover a autonomia e autoria nas experiências de cada um dos pequenos.”

Neste sentido, a formação teve como objetivo, promover um processo de qualificação para os profissionais que atuam na monitoria, ou seja, assistentes do desenvolvimento infantil, possibilitando situações em que aprimorem suas práticas através do pensar de suas ações, com vistas a melhoria da qualidade da Educação Infantil e contribuir com a formação continuada dos monitores sensibilizando-os para o olhar mais atento em relação as crianças, às suas necessidades e aprendizagem, visando aperfeiçoar os processos e intervenções no cotidiano escolar.

Todo o trabalho foi desenvolvido em torno de 3 eixos que nortearam o processo de formação.

1° Eixo: Os Monitores da Educação Infantil;

2° Eixo: A Escola de Educação Infantil;

3° Eixo: As Especificidades do Trabalho nas Escolas de Educação Infantil.

A equipe de supervisão de ensino da Secretaria Municipal de Educação e o formador convidado Géverton João Rockenbach agradecem o envolvimento de todos nesta caminhada de reflexões contínuas e permanentes de concepções e práticas educativas, tendo como foco as especificidades do trabalho na Educação Infantil.

20180719 184415

IMG 20181207 WA0027