Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Prefeitura Municipal de Chapada
Município Amigo da Vacina
menu
×


Notícias


Inscrições para os cursos do Programa RS Qualificação – Recomeçar


Data de publicação: 17 de março de 2026
Fotos: Divulgação
Créditos: Assessoria de Comunicação.


A partir desta quarta-feira, 18 de março, inicia o período de inscrições para cursos gratuitos do programa RS Qualificação Recomeçar. Os recursos para custear os cursos de qualificação e capacitação profissional são oriundos de convênio firmado com o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional – STDP - Convênio nº 2956/2025.

As inscrições podem ser realizadas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, em horário de expediente, das 8h às 12h  e das 13h30 às 17h30, no período de 18 de março a 16 de abril de 2026.

Cursos ofertados:

  • Instalações hidráulicas 

    48 horas (manhã e tarde

    Ensino Fundamental Incompleto (5ª série)

    Vagas: 20

  • Construção em Alvenaria

    60 horas (manhã e tarde)

    Ensino Fundamental Incompleto (5ª série)

    Vagas: 20

  • Técnicas Básicas de Corte e Costura

    40horas (noite)

    Ensino Fundamental Completo

    Vagas: 15

  • Técnica básica para o cuidado com o idoso

    50 horas (noite)

    Ensino Fundamental Completo

    Vagas: 20

Quem pode participar:

  • Pessoas com 18 anos e mais, em situação de vulnerabilidade social ou desemprego.

Benefícios: 

  • Cursos gratuitos
  • Certificação ao concluir a carga horária
  • Bolsa permanência de R$ 750,00 a cada 40h de curso concluídas
  • Formação presencial, com aulas práticas

Critérios de Seleção:

  • Desempregados, inscritos no CADÚNICO
  • Desempregados
  • Subocupados, inscritos no CADÚNICO
  • Subocupados (pessoas que trabalham menos de 40 horas)
  • Outros públicos inscritos no CADÚNICO

* Assegurada a prioridade de 50% de preferência para mulheres, dentro de cada grupo, de acordo com critérios estabelecidos pelo Estado.

Documentação necessária:

  • Documento de identidade com foto (RG ou CNH)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Comprovante de residência atualizado (referente ao mês de fevereiro)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (página de identificação e último contrato registrado na carteira de trabalho – física ou on-line)
  • Comprovante de inscrição (folha resumo) do Cadastro Único, quando for o caso
  • Declaração que está desempregado, caso o trabalho for informal.

Pagamento das Bolsas: A bolsa permanência será repassada pelo Estado diretamente ao aluno concluinte por meio do Cartão Cidadão, que deverá ser retirado na agência Banrisul do município.

Certificação: 

  • Para receber certificado, é necessário ter mínimo de 80% de frequência.
  • O aluno que não comparecer ao primeiro dia de aula será desclassificado.

Informações gerais:

  • O resultado da seleção será divulgado até 20 de abril, no site oficial do Município e no mural da Prefeitura Municipal.
  • Caso haja vagas disponíveis, o candidato poderá se matricular em até dois cursos, desde que não haja conflito de horários.
  • Saiba mais consultando o Edital disponível no site do Município.
  • Maiores informações presencialmente no CRAS ou pelo Whatsapp (54) 9 9914-3977 ou (54) 9 9981-5855.

📌Link para acessar o edital de seleção: https://chapada.rs.gov.br/documento/cat/2 

Sobre o Programa RS Qualificação - Recomeçar:

Iniciativa da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional para fortalecer a empregabilidade e contribuir para a retomada socioeconômica do Rio Grande do Sul, por meio da oferta de qualificação e capacitação. A ação integra o Plano Rio Grande, criado para reconstruir o Estado e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. 

Estão sendo investidos cerca de R$40 milhões no programa, oriundos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), para a execução dos cursos e o pagamento de uma bolsa permanência aos alunos. Os municípios em estado de calamidade e situação de emergência após os eventos meteorológicos de 2024 tiveram prioridade na seleção.


PAC

O Plano Anual de Contratações (PAC) é um documento estratégico que as organizações públicas utilizam para planejar suas aquisições de bens e serviços ao longo do ano.

Aviso de Dispensa de Licitação

Aviso de Dispensa de Licitação

Consórcio Intermunicipal

Prestação de contas sobre as ações e investimentos do Consórcio. Confira!


topo