DIA DO CONSELHEIRO TUTELAR
O dia do Conselheiro Tutelar é celebrado no dia 18 de novembro. A função de Conselheiro Tutelar foi criada em julho de 1990, juntamente com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Um Conselheiro Tutelar deve lutar pelos direitos das crianças e adolescentes da sua comunidade. Este cargo público implica exercer o papel de educador e orientador dos mais jovens, criando iniciativas que potencializem o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Deve ter um apurado sentido de ética e determinação para gerir conflitos que possam aparecer durante o seu trabalho.
Para exercer esta tarefa de grande responsabilidade, os candidatos devem prestar uma prova de seleção. Os conselheiros são eleitos de 4 em 4 anos, pela comunidade do município onde o conselheiro vai atuar.
Em 2012 os Conselheiros Tutelares foram reconhecidos a nível legal, sendo que foi estabelecido que precisam de uma remuneração e formação contínua ao longo da carreira.
Todos os Conselhos Tutelares são compostos por cinco conselheiros tutelares, por ser um órgão autônomo e permanente, não jurisdicional e encarregado pela sociedade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes.
No município de Chapada as conselheiras tutelares são as seguintes: Carla Liane Kunrath, Loreni Maria Gehlen Neres, Marisa Janete Steffen Christ, Marlene Petry e Suzana Bueno Lavall Vanoni. Atualmente a conselheira tutelar suplente Lusiane Terezinha Schneider assume as atividades suprindo as férias das conselheiras.
O que é ser conselheira na opinião de todas as conselheiras: “é garantir os direitos das crianças e adolescentes, missão essa nem sempre fácil, difícil reconhecimento perante a sociedade, mas ao mesmo tempo grandioso pelos resultados de suas ações”.
Fonte: www.calendarr.com e Jornal ABCNotícias