Prefeitura de Chapada - Secretaria Municipal da Saúde destaca os atendimentos realizados à população chapadense

A Prefeitura Municipal de Chapada investe na área da Saúde, garantindo a saúde e bem estar da população chapadense.

Entre os investimentos destacam-se aquisição de materiais ambulatoriais, materiais odontológicos, medicamentos, fraldas, auxílio para consultas, exames, aquisição e manutenção de equipamentos, pagamento de convênios com outros hospitais que prestam atendimento para o município de Chapada, podendo destacar ainda, despesas realizadas com veículos da municipalidade que são o transporte para outros municípios.

Um dado importante é que até o momento, neste ano de 2019, foram aplicados 23% sobre a receita na área da saúde, sendo obrigação do município a aplicação de no mínimo 15% (quinze por cento) na área da saúde, investindo 8% a mais do que o obrigatório.

E nesse sentido, observando o último mês de outubro de 2019, diariamente foram deslocados pacientes de chapada para várias cidades, entre elas Carazinho, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Ronda Alta, Sarandi, Erechim, Tenente Portela, Jaboticaba, Santo Ângelo, Frederico Westphalen, Lajeado, Porto Alegre.

Só neste último mês de outubro a soma de pacientes com atendimento fora do município alcançou o número considerável de 1304 pessoas.

Dividindo este número pelos dias úteis do mês, foram em torno de 60 pessoas que utilizaram de transporte oferecido pelo Poder Público Municipal ao dia.

Destacamos ainda, que os atendimentos do Cais não se referem somente em atendimentos de médico que é o que toma maior abrangência, mas a secretaria de saúde mantém atendimentos com cardiologista junto ao nosso CAIS e também junto do Hospital São José, atendimentos realizados junto das Unidades de Saúde do interior também se destacam com atendimento realizado de segunda à sexta-feira com diversas especialidades disponibilizadas para os munícipes.

Para se ter uma ideia, segundo informações do Secretário da Saúde Dorival, foi realizado um levantamento para trabalhos desenvolvidos em escola e foi constado que em dia que todos os profissionais atendem, em todos os serviços que a Secretaria oferece, desde transporte, agendamentos, dispensação de medicamentos, visitas de Agentes de Saúde, vacinas, piscina do CAI, consultas de enfermagem, curativos, atendimento odontológico, atendimento médico, fisioterapia, cardiologia, ultrassom, entre outros chegaram a ser atendidas mais de 800 pessoas em um único dia pelas áreas de saúde do município.

A Prefeitura de Chapada, juntamente da Secretaria da Saúde, segue sempre buscando da melhor forma possível atender aos cidadãos chapadenses, disponibilizando transporte para quem necessita de especialidades que estão disponíveis em outros municípios e realizando o atendimento junto ao CAIS e Postos de Saúde do interior.

Destacando também o convênio com o Hospital de Tenente Portela, onde o Vice – Prefeito Municipal Renatinho, esteve em reunião com a presidente do Hospital Santo Antônio e pactuou este convênio pensando na população do nosso município, que vem trazendo solução e atendimentos.

O município que segue mantendo esse importante convênio a um custo mensal de 18.000,00 e não se limitando a isso, disponibilizando veículo para transporte de pacientes no referido hospital.