1 CONTRATO Nº 156 /20 21 PROCESSO LICITATÓRIO Nº 089 /2021 PREGÃO PRESENCIAL Nº 030 /20 21 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA IMPLANTAÇÃO DE PLATAFORMA PARA ANÁLISE E MONITORAMENTO DE DADOS ATRAVÉS DA LEITURA DO BANCO DO SISTEMA E -SUS ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE, PARA AT ENDER AS NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE. Pelo presente instrumento, de um lado o MUNICÍPIO DE CHAPADA , Pessoa Jurídica de Direito Público Interno, inscrita no CNPJ sob nº 87.613.220/0001 -79 , com Sede na Rua Padre Anchieta, nº 90, no centro da cidade de Chapada, Estado do Rio Grande do Sul , neste ato representado por seu Prefeito Municipal, Sr. Gelson Miguel Scherer , portador da Cédula de Identidade nº 9022226675 SSP/ RS e inscrito no CPF nº 373.193.530 -91 , doravante denominado CONTRATANTE e, de outro lado, a empresa BRUNO TAVARES ROCHA -ME , inscrita no CNPJ sob nº 27.978.251.0001/00 , estabelecida na Avenida Cavalhada , n º 4760 , Bloco B11, Apt. 341 , Bairro Cavalhada , na cidade de Porto Alegre , Estado do Rio Grande do Sul , neste ato representada por seu representante legal Sr. Bruno Tavares Rocha , inscrit o no CPF sob nº 026.657.740 -70 e portador da Cédula de Identidade nº 5076464808 SSP /RS , doravante denominada CONTRATADA , firmam o presente Contrato, mediante adoção das seguintes Cláusulas e condi ções: CLÁUSULA PRIMEIRA ? DA LEGALIDADE 1.1. O presente Contrato tem seu respectivo fundamento e finalidade na consecução do objeto contratado, descrito abaixo, constante do Processo Licitatório n º 089 /2021 , Pregão Presencial nº 030 /2021 , regendo -se pela Lei f ederal nº 8.666/93 e alterações, Lei nº 10.520/2002 e legislação pertinente, assim como pelas condições do Edital referido, pelos termos da proposta e pelas condições a seguir expressas, definidoras dos direitos, obrigações e responsabilidades das partes. CLÁUSULA SEGUNDA ? DO OBJETO 2.1. Constitui objeto do presente contrato a c ontratação de empresa para implantação de plataforma para análise e monitoramento de dados através da leitura do banco do sistema e - SUS Atenção Primária em Saúde, compreendendo a gera ção automática de informações referente aos componentes de Desempenho e Capitação Ponderada do Programa Previne Brasil e de relatórios personalizados, além de apoio educacional visando qualificação municipal frente ao e -SUS APS e Previne Brasil . Da Platafo rma: 1. Análise cadastral para identificação quantitativa de cidadãos com CPF informado no cadastro de Prontuário Eletrônico e Coleta de Dados Simplificada, separado por sexo; 2 2. Análise quantitativa de total de atendimentos realizados via Prontuário Eletrônico do Cidadão e de Visitas Domiciliares dos ACS, por município; 3. Projeção do Indicador Sintético Final (ISF) a nível local, com base nos dados registrados no Prontuário Eletrônico frente aos indicadores de desempenho; 4. Relatório de todos os Cidadãos que possuem cadastro de Prontuário Eletrônico com as informações de: status de unificação, cadastro ativo, telefone, nome completo, documento de identificação, dados de contato - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 5. Relatóri o de Cadastros Domiciliares realizados pelo módulo CDS contendo: endereço do imóvel, responsável residente, micro área, data de realização do cadastro - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 6. Relatório de Cadastros Individuais realizados pelo módulo CDS contendo: dados de identificação, dados de contato, status se é o responsável familiar, documento de identificação do responsável, micro área, data de realização do cadastro - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 7. Relatório contendo lista CBO disponível para preenchimento no e -SUS APS - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL; 8. Relatório contendo lista CIAP2 disponível para preenchimento no e -SUS APS - com possi bilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 9. Relatório contendo lista CID10 disponível para preenchimento no e -SUS APS - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 10. Relatório contendo lista de I munobiológicos cadastrados contendo: nome do imunobiológico, classe, lote, validade, fabricante, status de ativação - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 11. Relatório contendo lista de medicamentos disponíveis para geração de prescrição de medicamentos no e-SUS APS contendo: nome do medicamento, princípio ativo, concentração, forma, unidade, status de ativação - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 12. Relatório contendo lista de procedimentos disponíveis no e-SUS APS contendo: nome do procedimento, sexo habilitado, complexidade - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 13. Relatório contendo lista de Profissionais cadastrados no e -SUS APS cont endo: dados de identificação, conselho, registro no conselho, CBO, data de desativação - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 14. Relatório de imunobiológicos aplicados em cidadãos contendo: dados do estabelecimento, profissional que realizou aplicação, dados de identificação do cidadão, imunobiológico aplicado, lote, data de aplicação, dose e condição (gestante, puérpera, hanseníase ou viajante) - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 15. Relatório de cidadãos atendimentos via Prontuário Eletrônico contendo: local de atendimento, profissional que realizou o atendimento, dados do cidadão, data do atendimento, turno, dia da semana, faixa etária - com possibilidade de geração e export ação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 3 16. Relatório de Atividades Coletivas realizadas contendo: ano de realização, dados do estabelecimento onde ocorreu a atividade, equipe que realizou, data e turno realizado, temas registrados, práticas registradas e procedimentos relacionados ao COVID -19 registrados - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 17. Relatório contendo lista de Agendamentos via Prontuário Eletrônico com: data do agendamento, nome do cidadão, status do aten dimento (realizado, não compareceu, não aguardou) - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 18. Relatório contendo Encaminhamentos para Especialidades registrados via Prontuário Eletrônico com: data do encaminhamento, no me do cidadão, especialidade encaminhada, classificação de encaminhamento - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 19. Relatório contendo lista de procedimentos realizados por cidadão em cada atendimento individual com: dados de identificação do cidadão, profissional que realizou o atendimento, procedimento realizado, data de registro - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 20. Relatório contendo lista de Cidadãos visitados pelos Age ntes Comunitários de Saúde com: dados de identificação do cidadão, equipe, nome do Agente Comunitário, micro área, faixa etária, data e turno do registro, motivo principal registrado - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 21. Relatório para monitoramento de envio de produção de lotes para o servidor do SISAB contendo: número do lote, data de criação e status de envio - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 22. Relatório contendo li sta de Cidadãos cadastrados no Prontuário Eletrônico contendo por equipe de vinculação: dados de identificação do cidadão, local de nascimento, dados de contato e equipe vinculada - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 23. Relatório contendo lista de Cidadãos cadastrados no Prontuário Eletrônico que informe se o Cidadão cadastrado possui cadastro de território com o documento de identificação de Cadastro de Pessoa Física (CPF) com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 24. Relatório contendo lista de Cidadãos cadastrados no Prontuário Eletrônico que possuem dados obrigatórios não informados no cadastro - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 25. Rela tório contendo lista de pessoas que compõem o Indicador de Desempenho 01 do Previne Brasil - conforme critérios de inclusão por registro clínico contendo: dados de identificação, idade, data de inclusão da condição no indicador, registro da data de DUM, se mana gestacional na primeira consulta de pré -natal, quantidade de pré -natais realizados, equipe de vinculação e status de inclusão no numerador compreendendo que o registro tenha atendido aos critérios exigidos - com possibilidade de geração e exportação e m PDF e EXCEL e de filtros na lista; 26. Relatório contendo lista de pessoas que compõem o Indicador de Desempenho 02 do Previne Brasil - conforme critérios de inclusão por registro clínico contendo: dados de 4 identificação, idade, data de inclusão da condição no indicador, data de solicitação de sorologia de sífilis e HIV e de testes rápidos de sífilis e HIV, equipe de vinculação e status de inclusão no numerador compreendendo que o registro tenha atendido aos critérios exigidos - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 27. Relatório contendo lista de pessoas que compõem o Indicador de Desempenho 03 do Previne Brasil conforme critérios de inclusão - ter registro clínico de primeira consulta de pré -natal - contendo: dados de identificação, idade, data do primeiro pré -natal realizado, data de última consulta odontológica, equipe de vinculação e status de inclusão no numerador compreendendo que o registro tenha atendido aos critérios exigidos - com possibilidade de geração e expor tação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 28. Relatório contendo lista de mulheres entre 25 e 64 anos que compõem o Indicador de Desempenho 04 do Previne Brasil com: dados de identificação, idade, data de realização do último procedimento de citopatológico c om período retroativo de no máximo 03 anos, equipe de vinculação e status de inclusão no numerador compreendendo que o registro tenha atendido aos critérios exigidos - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 29. Relatóri o contendo lista de crianças menores de 01 ano que compõem o Indicador de Desempenho 05 do Previne Brasil.com: dado de identificação, idade, registro de terceira dose do imunobiológico poliomielite inativada e de pentavalente, equipe de vinculação e status de inclusão no numerador compreendendo que o registro tenha atendido aos critérios exigidos - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 30. Relatório contendo lista de cidadãos que compõem o Indicador de Desempenho 06 do Previne Brasil conforme critérios de inclusão - ter registro clínico referente à Hipertensão - com: dados de identificação, data de inclusão da condição de hipertensão no prontuário, data de registro de Pressão Arterial via método SOAP no penúltimo e últim o semestre, quantitativo de aferições de Pressão Arterial em cada semestre, equipe de vinculação e status de inclusão no numerador compreendendo que o registro tenha atendido aos critérios exigidos - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 31. Relatório contendo lista de cidadãos que compõem o Indicador de Desempenho 07 do Previne Brasil conforme critérios de inclusão - ter registro clínico referente à Diabetes - com: dados de identificação, data de inclusão da condição d e Diabetes no prontuário, data da última solicitação de hemoglobina glicada com período máximo de 12 meses retroativos, data de resultado do exame de hemoglobina glicada, equipe de vinculação e status de inclusão no numerador compreendendo que o registro t enha atendido aos critérios exigidos - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL e de filtros na lista; 32. Relatórios quantitativos individual de cada um dos sete indicadores de desempenho por equipe de saúde contendo: total de pessoas presente no denominador e total de pessoas presentes no numerador - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL; 33. Análise gráfica quantitativa de cada um dos sete indicadores de desempenho por 5 equipe de saúde contendo: total de pessoas presente no deno minador e total de pessoas presentes no numerador - com possibilidade de geração e exportação em PDF e EXCEL; 34. Relatório contendo o total de atendimento realizados via Prontuário Eletrônico do e - SUS APS com possibilidade de filtro por: período temporal com no mínimo 24 meses retroativos, estabelecimento de saúde, equipe de saúde, CBO; 35. Relatório contendo o quantitativo de Visitas dos Agentes Comunitários de Saúde realizados via módulo CDS do Prontuário Eletrônico do e-SUS APS com possibilidade de filtro por: período temporal com no mínimo 24 meses retroativos, estabelecimento de saúde, equipe de saúde, CBO; 36. Relatório contendo o quantitativo de imunobiológicos aplicados via Prontuário Eletrônico do e -SUS APS com possibilidade de filtro por: período temporal com no mínimo 24 meses retroativos, estabelecimento de saúde, profissional, sexo, idade, imunobiológico e fabricante; 37. Trilha de auditoria com salvamento de registros de acesso informando: data e hora de acesso, usuário, relatório acessado, ação realizada; 38. Pos sibilidade de acesso mediante login e senha de usuário; 39. Possibilidade de configuração de grupos para liberação ou bloqueio de relatórios; 40. Possibilidade de alteração de senha de usuário cadastrado; 41. Relatórios disponibilizados com atualização automática diár ia dos dados sem a necessidade de registro de alguma informação complementar fora do sistema e-SUS APS; 42. Possibilidade de acesso externo (outra rede, celular) na plataforma de monitoramento; 43. Relatório quantitativo de atendimento contendo as causas mais aten didas através de registro clínico via CID10 e CIAP2 por faixa etária e sexo; 44. Possibilidade de operacionalização em sistema operacional Windows e Linux; 45. Relatório que possibilite a identificação de cidadãos que tiveram registro no Prontuário Eletrônico de Teste rápido para COVID -19; 46. Suporte para eventuais problemas técnicos relacionados ao sistema e atualizações corretivas e de melhorias; Do apoio educacional - Plataforma Moodle 1. Plataforma de ensino com cursos que compreendam conteúdos didáticos (videoaulas, materiais de apoio) referente ao Previne Brasil, sistema e-SUS APS, sistema e-SUS Território, plataforma de monitoramento, e-Gestor e PCATool; 2. Possibilidade de cadastramento de profissionais e gestores municipais no ambiente de ensino; 3. Possibilidade de em issão de certificados para os profissionais e gestores referente aos cursos; 4. Possibilidade de acesso em qualquer local e horário; 5. Possibilidade de Tutoria/suporte para envio de questionamentos/dúvidas referente aos 6 conteúdos didáticos e operacionalização d o e -SUS APS, Território, plataforma de monitoramento, e -Gestor e Previne Brasil; 6. Possibilidade de emissão de relatórios de acesso aos conteúdos didáticos por profissional ou município; 7. Conteúdo didático atualizado periodicamente a cada nova versão que modi fique ou crie funcionalidade nova no e -SUS APS e Território; 8. Conteúdo didático atualizado periodicamente a cada ciclo do Previne Brasil; Do apoio à gestão: 1. Disponibilidade de reuniões periódicas com a equipe de gestão para discussão sobre pontos relacionad os ao e -SUS APS e Previne Brasil; 2. Apoio na interpretação de dados disponibilizados na plataforma de monitoramento e Portarias relacionadas ao e -SUS APS e Previne Brasil; 3. Apoio para adequação cadastral da base do CNES visando regras do Previne Brasil; 4. Notif icações sobre mudanças elencadas nas versões do sistema e-SUS APS PEC e Território e portarias relacionadas ao e-SUS APS e Previne Brasil; Disposições gerais 1. A Oficina EAD introdutória será realizada via Skype ou Google Meet e visa a introdução ao projeto de apoio por parte da Contratada e definição de etapas e processos com as equipes de saúde; 2. O município deverá designar os profissionais de referência que farão parte do grupo de transmissão para receberem atualizações e notificações por parte da CONTRATAD A sobre o âmbito do sistema e -SUS APS e Previne Brasil; 3. As reuniões com a gestão municipal visam apoio durante o processo e serão realizadas para discutir pontos relacionados ao e -SUS APS e Previne Brasil; 4. Problemas técnicos relacionados à arquitetura do s oftware e -SUS AB e/ou ao hardware que possam ocorrer durante o uso não são de responsabilidade da contratada; 5. Eventual mudança na senha de acesso ao banco do sistema e -SUS APS via software PGADMIM por parte do Ministério da Saúde ou por outro meio não é de responsabilidade da contratada, ficando a cargo do âmbito municipal em solicitar ao Ministério da Saúde a senha do banco; 6. Registros anteriores inseridos no sistema e-SUS APS e suas eventuais divergências frente aos dados disponibilizados não são de respon sabilidade da Contratada; 7. A prestação de contas será entregue via e-mail contendo comprovantes, relatórios e demais documentos necessários à finalização da prestação do serviço. 8. Após o fim do contrato, o município poderá ficar com acesso à plataforma no to cante às informações disponibilizadas antes da data fim; 9. O município terá acesso ao curso e suporte via plataforma moodle durante a vigência contratual, o qual será disponibilizado em até 30 dias após assinatura e vigência inicial do contrato, assim como a s atualizações que ocorrerão durante o período. 7 2.2. O valor total estimado é de R$ 24.480,00 (vinte e quatro mil, quatrocentos e oitenta reais ) anual, sendo o valor de R$ 2.040,00 (dois mil e quarenta reais ) mensal . 2.3. Os serviços deverão ser iniciados após a as sinatura do presente instrumento . CLÁUSULA TERCEIRA ? DO PREÇO E DO PAGAMENTO 3.1. O pagamento será efetuado a contra empenho após a apresentação da Nota Fiscal, por intermédio da Secretaria Municipal da Fazenda do Município , mediante boleto bancário ou depós ito em conta corrente . Para tanto, a CONTRATADA indica o Banco do Brasil , Agência 28177 , Conta Corrente 37439 -3. 3.2. Para o efetivo pagamento, as faturas deverão se fazer acompanhar da guia de recolhimento das contribuições para o FGTS e o INSS, relativa aos empregados utilizados na prestação do serviço. 3.3. Ocorrendo atraso no pagamento, os valores serão corrigidos monetariamente pelo IPCA - E/IBGE do período, ou outro índice que vier a substituí -lo. 3.4. Serão processadas as retenções previdenciárias nos termos da legi slação que regula a matéria. 3.5. A nota fiscal/fatura emitida pelo fornecedor deverá conter, em local de fácil visualização, a indicação do número do processo e o número do pregão, a fim de acelerar o trâmite de recebimento e posterior liberação do documento f iscal para pagamento . 3.6. Os pagamentos serão efetuados até o dia 05 (cinco) do mês subsequente ao da prestação dos serviços. CLÁUSULA QUARTA ? DO ATRASO NO PAGAMENTO 4.1. O atraso nos pagamentos acarretará ao CONTRATANTE , atualização monetária ? pro rata die ? com base no IPCA -E e Juros de Poupança . CLÁUSULA QUINTA ? DA DESPESA E DOTAÇÃO 5.1. As despesas decorrentes deste Contrato correrão por conta das rubricas: 0401 10 122 0010 2005 33904006000000 0040 E 2529.1 LOCACAO SOFTWAR 0401 10 122 0010 2005 33904099010000 00 40 E 2567.4 OUTR. SERV.TIC 0401 10 128 0010 2127 33904020000000 4504 E 60450.0 TREIN.CAP.T.I.C CLÁUSULA SEXTA ? DO PRAZO 6.1. O prazo de vigência do contrato será de 12 (doze) meses, a contar de sua assinatura, podendo ser prorrogado, por igual período , até co mpletar 60 (sessenta) meses, nos termos do art. 57, inciso II da Lei nº 8.666/93, a critério da Administração e com a anuência da CONTRATADA . 8 CLÁUSULA SÉTIMA ? DOS DIREITOS E DAS OBRIGAÇÕES 1. Dos direitos Constituem direitos da CONTRATANTE receber o obje to deste contrato nas condições avençadas e do CONTRATADO perceber o valor ajustado na forma e no prazo convencionado. 2. Das obrigações Constituem obrigações do CONTRATANTE: a) Efetuar o pagamento ajustado; e b) Dar ao CONTRATADO as condições necessárias à regular execução do contrato. Constituem obrigações do CONTRATADO: a) Prestar os serviços na forma ajustada; b) Assumir inteiramente responsabilidade pelas obrigações sociais e trabalhistas entre o CONTRATADO e os empregados; c) Manter duramente toda a e xecução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas; d) Apresentar durante a execução do contrato, se solicitado documentos que comprovem estar cumprindo a legislação em vigor quanto às obrigações, em especial, encargos sociais, tra balhistas, previdenciários, fiscais e comerciais. e) Assumir inteira responsabilidade pelas obrigações fiscais decorrentes a execução do presente contrato. CLÁUSULA OITAVA ? DA RESCISÃO 8.1. O CONTRATANTE poderá rescindir o contrato, independentemente de qualq uer procedimento Judicial, observada a Legislação vigente, nos seguintes casos: I. por infração a qualquer de suas cláusulas; II. pedido de concordata, falência ou dissolução da CONTRATADA ; III. em caso de transferência, no todo ou em parte, das obrigações assumidas neste contrato; IV. por comprovada deficiência no atendimento do objeto deste contrato; V. mais de 2 (duas) advertências. VI. desde que comunica da a CONTRATADA com antecedência de 60 (sessenta) dias; CLÁUSULA NONA ? FISCALIZAÇÃO 9.1. São respon sáveis pela execução deste Contrato: Pelo CONTRATANTE, o Sr. Gelson Miguel Scherer ; e pelo CONTRATADO o Sr. Bruno Tavares Rocha . 9.2 A fiscalização do contrato ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, através da Secretária , Sr a. Odete Maria Guaresc hi. 9 CLAUSULA DÉCIMA ? DO FORO 10.1. Fica eleito, com expressa renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, o Foro do Município de Carazinho/ RS, para dirimir dúvidas oriundas do presente Contrato. E, por estarem assim justos e contratados, assinam o presente instrumento, em 04 (quatro) vias de igual teor e forma, na presença das testemunhas abaixo para que surta seus efeitos jurídicos e legais . Chapada /RS , 08 de setembro de 2021 . Gelson Miguel Scherer Prefeito Municipal CONTRATANTE BRUNO TAVAR ES ROCHA -ME Bruno Tavares Rocha CONTRATADA Testemunhas: Keith Natana Gris Johann Cleci Sales de Vargas Zillmer 018.498.120 -47 958.501.710 -53 Visto e Aprovado: Guilherme Steffen OAB/RS nº 67.892 Procurador Geral do Município Esta página de assinatura é parte integrante e indissociável ao Contrato nº 156 /2021 , firmado entre o MUNICÍPIO DE CHAPADA -RS e a empresa BRUNO TAVARES ROCHA -ME .