Relatório Circunstanciado do Poder Executivo Conforme prevê o artigo 113 do Regimento Interno desta Egrégia Corte de Contas, encaminho o Relatório sobre a gestão das atividades públicas realizadas no Município, relativo ao exercício de 2013, no que se refere à Administração Direta. Destaca-se que seguem nesta Prestação os seguintes documentos: a) Balanço Orçamentário; b) Balanço Financeiro; c) Balanço Patrimonial; d) Demonstração das Variações Patrimoniais; e) Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária, exercício 2013; f) Alterações nas Leis referidas na letra ?e?, relativas ao exercício de 2013, bem como os Decretos e Mapa de Créditos; g) Declaração firmada pelo Contabilista e ratificada pelo Prefeito sobre as conciliações bancárias e seu resultado; h) Relatório e Parecer do Responsável pelo Controle Interno atinentes à administração do executivo municipal, bem como os Pareceres sobre a gestão dos recursos vinculados à MDE e às ações e serviços públicos de saúde; i) Relatório e Parecer do Conselho de acompanhamento e controle social do FUNDEB; j) Relatório e Parecer do Conselho Municipal de Saúde; i) Declaração do Administrador de que os agentes públicos que desempenhem atividades nessas instituições estão em dia com a apresentação das declarações de bens e rendas. 1 ? Execução Orçamentária Os efeitos da receita e da despesa pública sobre o orçamento e sobre o Patrimônio, constam nos demonstrativos orçamentários e contábeis anexos na presente Prestação de Contas. A receita arrecadada foi de R$ 28.547.903,96 e a despesa realizada somou R$ 25.229.649,22, resultando em um superávit de R$ 3.318.254,74. 1.1 - Limites de Despesas com Pessoal e Endividamento O presente item deixa de ser abordado por já constituir processo próprio da Gestão Fiscal e encaminhado ao Tribunal no período correspondente, juntamente com o Sistema para Informações e Auditoria para Prestação de Contas - SIAPC relativos ao exercício de 2013. No entanto, informamos que os respectivos percentuais ficaram abaixo dos limites definidos na LRF, ficando em 46,58 e 1,65% para Poder Executivo e Legislativo Respectivamente. Com relação ao Endividamento, a Dívida Consolidada Líquida perfaz um valor de R$ 367.350,93, estando portanto dentro dos limites definidos pelo STN. 2 ? Das Metas Previstas no Plano Plurianual - PPA O cumprimento dos programas de governo, metas e suas ações, no exercício que se encerrou em 31- como foram analisados e apresentados por ocasião da realização das audiências públicas para avaliação do cumprimento das metas fiscais. 2.1 - Das principais realizações em 2014 No decorrer do exercício tivemos o incremento de diversos equipamentos para as Secretarias Municipais, em média, um veículo ou máquina por mês, destacamos a aquisição dos seguintes equipamentos: - Um automóvel Ford New Fiesta Sedan - 52.900,00 - Um automóvel GM SPIN LTZ - R$ 59.000,00 - Um automóvel GM SPIN LTZ - R$ 58.000,00 - Um Furgão Renault Modelo Master Teto Alto - R$ 110.290,00 - Um Furgão Fiat Doblo - R$ 59.400,00 - Aquisição de Veículo Fiat Uno Mille - R$ 34.700,00 - Aquisição de Equipamentos Agrícolas - R$ 97.500,00 - Aquisição de Computadores e Periféricos para Escolas - R$ 18.785,36 - Um Caminhão Marca Volvo VM-330 - R$ 243.000,00 - Aquisição de uma Escavadeira Hidráulica PC-200 - R$ 419.000,00 No que tange a obras ou melhorias destacamos: - Construção ou Reforma de Asfaltos na Cidade - R$ 366.925,30 - Reforma CAI - R$ 23.179,96 - Reforma Posto de Saúde Localidade São Francisco - R$ 14.500,00 - Construção de Academia de Saúde Bairro São Jose - R$ 98.504,97 - Construção de Academia de Saúde Distrito de Tesouras - R$ 95.791,95 - Melhorias no Ginásio Municipal 03 de Junho - R$ 247.141,39 - Fechamento Quadra EMEF São Luiz Gonzaga - R$ 74.926,90 - Construção do Prédio da Câmara Municipal (pago em 2014) - R$ 358.893,86 Além disso, destacamos - Aquisição para Doação de Uniformes Escolares - R$ 77.800,00 - Aquisição de Medicamentos para Secretaria da Saúde - R$ 326.220,72 Também ocorreu no decorrer do ano de 2014 o recebimento através de doação do Governo Federal dos Seguintes Equipamentos/Veículos: - Motoniveladora Marca CASE - R$ 464.750,00 - Um Caminhão Marca Mercedes Benz Modelo ATRON 2729K/36 -R$ 248.300,00. 3 ? Das Informações sobre Vinculações Constitucionais 3.1 - Recursos aplicados na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino - MDE, incluindo os Recursos do FUNDEB No exercício em análise foram investidos R$ 6.751.025,48 na MDE, o que corresponde a 37 % da receita resultante de impostos e transferências. O valor despendido na MDE pode ser assim identificado: PROJETO/ATIVIDADE VALOR 2028 ? Manutenção Secretaria da Educação 286.298,46 1022 ? Aquisição de Máquinas e Equipamentos 82.088,00 1023 ? Manutenção Prédios Escolares 33.483,27 1098 ? Ampliação Escola 35.749,57 2033 - Manutenção Ensino Fundamental 3.990.754,49 2036 ? Transporte Ensino Fundamental 518.323,37 2038 ? Treinamento Professores 8.914,76 1097 - Construção Creche 15.464,70 2041 ? Educação Infantil 1.309.431,07 (+) Perda com o FUNDEB 475.387,82 (-) Desp. Liq. Rend. MDE/FUNDEB -4.870,03 TOTAL 6.751.025,48 3.2 - Recursos aplicados nas Ações e Serviços Públicos de Saúde - ASPS No exercício em análise, a execução orçamentária demonstrou a aplicação de R$ 4.134.509,84, nas Ações e Serviços Públicos de Saúde, representando 22,66 % da Receita base de cálculo descrita nos termos da Resolução do Conselho Nacional de Saúde no 322/2003. O valor despendido nas ASPS pode ser assim Identificado: PROJETO/ATIVIDADE VALOR 2005 ? Manutenção Secretaria da Saúde 2.393.604,33 1005 ? Reequipamento Secretaria da Saúde 17.497,67 2006 ? Transporte Saúde 470.443,08 2008 ? PACS E PSF 481.788,80 2009 ? Atendimento Odontológico 322.730,94 2063 ? Hospital Laboratorial 379.695,02 2101 ? Convenio SAMU/SALVAR 68.750,00 TOTAL 4.134.509,84 4 ? Do Desempenho da Arrecadação conforme art. 58 da Lei de Responsabilidade Fiscal A Receita orçamentária teve o seguinte desempenho no exercício que se encerrou: Discriminação Program. no Período Realiz. no Período % Real. Periodo 1 ? Receitas Correntes 17.965.533,33 29.469.616,33 64,03% Receita Tributária 1.923.020,00 1.876.579,18 -2,41% Receita de Contribuições 751.100,00 869.555,40 15,77% Receita Patrimonial 1.278.600,00 2.722.897,36 112,96% Receita Agropecuária 3.000,00 3.499,25 16,64% Receita Industrial 0,00 0,00 0,00% Receita de Serviços 353.900,00 375.550,31 6,12% Transferências Correntes 22.238.900,00 23.128.735,83 4,00% Outras Rec. Correntes 399.780,00 492.799,00 23,27% Discriminação Program. no Período Realiz. no Período % Real. Periodo 2 ? Receitas de Capital 252.500,00 1.335.667,39 428,98% Operações de Crédito 0,00 95.234,99 0,00% Alienação de Bens 0,00 70.100,00 0,00% Amort. de Empréstimos 155.000,00 173.225,15 11,76% Transfer. De Capital 97.500,00 997.107,25 922,67% Outras Rec. De Capital 0,00 0,00 0,00% 3 (-) Deduç. da Receita 3.169.700,00 3.711.646,12 17,10% 4 - Receitas Intra-Orçam 1.138.900,00 1.454.266,36 27,69% Total da Receita 25.170.000,00 28.547.903,96 13,42% 4.1 - Análise quanto ao Desempenho da Arrecadação 4.1.1-Quanto às Receitas Tributárias A Receita Tributária atingiu ao final do quadrimestre em análise o montante de R$ 2.004.011,55, que, confrontada com a previsão constante na programação financeira de R$ 1.477.746,00, representa uma realização de 35,61% acima da projeção para o período. Programada no Período Realizada no Período % DISCRIMINAÇÃO Real / Progr. Impostos 1.220.120,00 1.348.451,35 10,52% I P T U 275.000,00 275.652,99 0,24% I R R F 275.120,00 324.950,11 18,11% I T B I 320.000,00 324.236,73 1,32% I S S Q N 350.000,00 423.611,52 21,03% Taxas 402.900,00 399.226,63 -0,91% Taxas p/ Exerc.Poder de Polícia 172.300,00 172.945,66 0,37% Taxas p/ Prestação de Serviços 230.600,00 226.280,97 -1,87% Contribuição de Melhorias 300.000,00 128.901,20 -57,03% Total das Receitas Tributárias 1.923.020,00 1.876.579,18 -2,41% 4.1.1.1 ? Medidas no sentido de Recuperação de Créditos Tributários e Fiscalização da Receita Temos a informar que a maior parcela da Receita do Município, vem de fontes externas, através de transferências dos Governos da União e do Estado, sobre as quais a Administração Municipal não tem ação efetiva, limitando-se a registrá-las e controlar as suas aplicações. A receita própria, por força do sistema tributário nacional, se limita aos impostos: IPTU, ITBI, ISS, IRRF, Contribuição de Melhoria, Taxas e demais receitas. A Prefeitura mantém um pequeno número de fiscais, que visitam os estabelecimentos comerciais, verificando a sua regularidade junto ao fisco municipal, dá orientação e, se for o caso, aplicando as sanções cabíveis para que o custo não ultrapasse a arrecadação pelo princípio da economicidade. O IPTU tem recebido um tratamento diferenciado, com cadastro imobiliário e embora não haja uma fiscalização direta em cada domicílio, nenhuma transação imobiliária é efetuada, sem a certidão de regularidade com o fisco municipal. Destaca-se que o Município desenvolve o Programa de Integração Tributária em parceria com o Governo do Estado. E com o objetivo de melhorar a arrecadação do ICMS realiza revisão dos blocos dos produtores rurais, Guias Modelos A e B, sendo que também proporcionou o aperfeiçoamento do setor responsável através da realização de cursos. Dispõe da Unidade Municipal Cadastro ? CECIR, referente ao INCRA. 4.1.1.2 ? Ações no sentido de combate à Sonegação e Incremento de Receitas Tributárias A Prefeitura promove a cobrança dos tributos municipais, inicialmente em caráter amigável, através de editais divulgados nos meios de comunicação existentes no município. Esgotados os meios amigáveis, a Prefeitura promove a cobrança judicial. Cabe salientar que esse recurso é evitado por dois motivos: primeiro porque os processos judiciais se arrastam por longo tempo, frustrando a intenção da Prefeitura de disponibilizar os recursos no menor tempo possível, e segundo, por que as dívidas, na sua grande maioria são diminutas, não comportando a cobrança judicial, em face do seu elevado custo, o que torna a medida desgastante, deficitária e anti-econômica. Através de Lei Municipal foi proporcionado o parcelamento de débitos inscritos em dívida ativa, referente a créditos tributários, não tributários e em execuções fiscais. Foi realizado o cálculo atuarial para reavaliar as alíquotas de contribuição do RPPS. 4.1.2-Quanto às Receitas de Contribuições A Receita de Contribuições atingiu ao final do quadrimestre em análise o montante de R$ 869.555,40, que, confrontada com a previsão constante na programação financeira de R$ 751.100,00, representa uma realização de 15,77% acima da projeção para o período. DISCRIMINAÇÃO Programada no Período Realizada no Período % Real / Progr. Contribuições Sociais 551.100,00 638.214,49 15,81% Contribuições Previdenciárias 551.100,00 638.214,49 15,81% Compensação Previdenciária 0,00 0,00 0,00% Outras Contribuições Sociais 0,00 0,00 0,00% Contribuições Econômicas 200.000,00 231.340,91 0,00% Contribuição p/Custeio Ilum. Pública 200.000,00 231.340,91 15,67% Outras Contribuições Econômicas 0,00 0,00 0,00% Total das Receitas de Contribuições 751.100,00 869.555,40 15,77% 4.1.3-Quanto às Receitas de Transferências Correntes As Receitas de Transferências Correntes atingiram ao final do quadrimestre em análise o montante de R$ 23.128.735,83, que, confrontada com a previsão constante na programação financeira de R$ 22.238.900,00, representa uma realização de 4% acima da projeção para o período. DISCRIMINAÇÃO Programada no Período Realizada no Período % Real / Progr. Transferências da União 9.014.400,00 9.310.594,44 3,29% Cota parte do F P M 6.253.000,00 6.312.536,04 0,95% Cota parte do I T R 350.000,00 420.978,37 20,28% Cota parte da LC 87/96 68.500,00 67.683,36 -1,19% Cota Parte Fundo Especial 80.000,00 94.245,89 17,81% PAB - Parte Fixa 250.000,00 261.015,96 4,41% PAB - Parte Variável 1.171.400,00 1.153.169,91 -1,56% Outras Transf. do SUS (SAMU) 157.500,00 162.306,93 3,05% Transferências do F N A S 186.000,00 123.208,48 -33,76% Transferências do F N D E 378.000,00 543.838,08 43,87% Transferências de Convênios 120.000,00 171.611,42 43,01% DISCRIMINAÇÃO Programada no Período Realizada no Período % Real / Progr. Transferências do Estado 10.109.500,00 10.498.724,44 3,85% Cota Parte do I C M S 8.300.000,00 8.895.978,38 7,18% Cota Parte do I P V A 1.000.000,00 1.015.151,33 1,52% Cota Parte do IPI / Exportação 120.000,00 160.341,69 33,62% Cota parte da C I D E 1.000,00 1.587,15 58,72% Transf.do Fundo Est.Saúde 434.000,00 247.307,38 -43,02% Transf. Fundo(FEAS) 254.000,00 120.560,55 -52,54% Outras Transferências do Estado 500,00 57.797,96 11459,59% Outras Transferências 3.115.000,00 3.319.416,95 6,56% Transferências de Pessoas 8.000,00 20.688,75 158,61% Transferências de Convênios 407.000,00 454.273,00 11,61% Transferencias ao Fundeb 2.700.000,00 2.844.455,20 5,35% 5 ? Conclusão Por fim, destacamos que todas as ações desenvolvidas estão retratadas nas demonstrações contábeis e orçamentárias e os aspectos mais relevantes da execução orçamentária encontram-se apresentadas nesta exposição circunstanciada. Todavia, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos e apresentação de documentos que se façam necessários para cumprimento do mandamento constitucional de prestar contas. Chapada - RS, 31 de Dezembro de 2014. CARLOS ALZENIR CATTO PREFEITO MUNICIPAL