Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de publicação: 5 de agosto de 2022
Fotos: Divulgação.
Créditos: Assessoria de Comunicação
Inicia na segunda-feira, dia 08, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de 1 ano a menores de 5 anos e a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A campanha vai até o dia 09 de setembro e no sábado, dia 20 de agosto, acontecerá o Dia D de vacinação.
A Campanha de Multivacinação tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. E a vacina contra a pólio será aplicada em todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4a 11m 29d).
A vacina contra a poliomielite é uma vacina que protege a criança de 3 tipos diferentes do vírus que causam esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil, em que pode haver comprometimento do sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.
Então, no período de 08 de agosto até o dia 09 de setembro, pais ou responsáveis deverão levar todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos para receber as gotinhas da vacina contra a paralisia infantil na sala de vacinas do CAIS, ou para quem preferir, poderá aproveitar o Dia D da vacinação que acontecerá no sábado, dia 20 de agosto.
A sala de vacinas funciona na segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8 ao meio-dia e da 13h15 às 17h15. No sábado do dia 20, a sala de vacinas atenderá das 8h da manhã às 17h da tarde, sem fechar ao meio dia.
Quanto à Campanha de Multivacinação, a Secretaria de Saúde orienta pais ou responsáveis por crianças de 5 a 11 anos e adolescentes de 12 a 14 anos, para que verifiquem a carteira de vacinação de seus filhos a fim de averiguar a necessidade de fazer alguma vacina para completar os esquemas vacinais. No caso de estar com alguma vacina em atraso, dirigir-se à sala de vacinas do CAIS para atualizar a carteira de vacinação.
É muito importante a atualização da carteira de vacinação, a fim de contribuir com o controle, eliminação ou erradicação das doenças imunopreveníveis.
Vacinar-se é um direito de todos. Proteja seu filho e leve-o para fazer as vacinas.